Informação foi relevada pelo diretor em entrevista ao The Wrap
Ao desenvolver o filme The Batman, Matt Reeves, diretor e fã de longa data do personagem, se viu com um desafio inesperado: tinha uma história extensa demais para ser contada em um único filme. Inicialmente, Reeves sugeriu à Warner Bros. transformar o projeto em uma minissérie, mas a ideia foi descartada: “Não temos nada a ver com a HBO”. No entanto, quando a Warner Bros. se fundiu à Discovery e a agora WBD se aproximou do diretor, a proposta de expandir o universo do filme para a HBO finalmente ganhou força. A intenção era mergulhar nos personagens de Gotham de uma maneira mais aprofundada, utilizando a liberdade criativa que a HBO oferece.
Assim nasceu The Penguin, focado na ascensão de Oswald Cobb, interpretado por Colin Farrell. A série acompanha o personagem após os eventos de The Batman, onde ele se aproveita do vácuo de poder deixado pela morte do chefe mafioso Carmine Falcone. Originalmente planejado como um lançamento exclusivo da plataforma Max, The Penguin ganhou espaço na programação da HBO, acumulando excelentes números de audiência — o quinto episódio alcançou 1,8 milhão de espectadores, marcando a série como um sucesso de público e crítica.
Reeves, que desenvolve também a sequência de The Batman, explicou que a série permite explorar aspectos dos vilões que não seriam possíveis em filmes. Com isso, ele e a equipe de produção estão em conversas para expandir ainda mais esse universo, com uma possível segunda temporada de The Penguin e, quem sabe, outras séries focadas em personagens secundários:
“Posso dizer que adoraríamos fazer mais. Mas também posso dizer que já estamos conversando com a HBO sobre isso. A oportunidade de explorar personagens na HBO, que não teriam esse tipo de espaço criativo, como fizemos com Oz, é algo sobre o qual estamos conversando com a HBO. Eles estão muito animados com essa ideia. É algo que realmente esperamos poder fazer.” – Revelou o diretor.
Com a sequência de The Batman e o sucesso de The Penguin, Reeves promete novas histórias que aprofundam os vilões de Gotham e os complexos conflitos da cidade. “The Penguin” já conta com 5 episódios, com mais 3 ainda a ser lançados aos domingos na HBO e também na Max.